segunda-feira, 27 de outubro de 2008

I Ching - Hexagrama 52 - KEN



I Ching - Hexagrama 52 - KEN - A Quietude (Montanha)


Quietude significa aquietar o "pensamento" do coração. No I Ching, diz-se que o coração pensa quando nossas emoções são espicaçadas. O coração infantil pensa em termos de carências e necessidades, bem como naquilo que detesta e quer evitar. Ele também pensa na defesa de quaisquer pretensões que possamos ter adotado; desta maneira, é também o pensamento egoísta da vaidade, do orgulho. Ele mede constantemente a direção e o ritmo dos eventos, para verificar se seus objetivos estão sendo favorecidos. A finalidade da "quietude" é aquietar esta frenética e concentrada atividade mental.

Se nos desligássemos por tempo suficiente para ver tais pensamentos com objetividade, perceberíamos que nascem dos medos do eu físico, alguns deles conscientes, outros inconscientes. O I Ching reconhece tais pensamentos como as vozes "dos inferiores". (...) Quietude também simboliza a maneira de meditar do I Ching, que requer da pessoa um estado de vazio interior, um esvaziamento sistemático das vozes ruidosas dos inferiores. (...)

Para o estudante sério do I Ching, a prática diária da meditação é essencial. Através da meditação, executamos a purificação interior que nos devolve a pureza e inocência; liberados de pensamentos que geram inquietação e surdez interior, voltamos a ficar alertas e atentos interiormente, o que nos permite interagir com os outros de modo criativo. Ao nos libertarmos das preocupações dos inferiores, limpamos nossa casa interior. Da mesma forma como nossa casa exterior fica suja por vivermos nela, nosso espaço mental interior fica atravancado com preocupações alheias e desnecessárias. Estas podem consistir de sistemas de crença, preocupações, fantasias e falsas idéias, que nos impedem a obtenção da paz e harmonia interiores. A limpeza interior implica que há um desligamento do mundo e de suas preocupações preponderantes, um desligamento em relação ao sistemas de crença. Afastamo-nos também de raivas e hostilidades antigas e qualquer ressentimento por injúrias recebidas de outras pessoas; rejeitamos todas as filosofias de negação, as simpatias e antipatias triviais. (...) Desta maneira, ficamos livres da enorme carga que significa levarmos conosco todo esse lixo mental.

(fonte: Carol K. Anthony. O Guia do I Ching. Tradução de Luísa Ibañez. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990, p. 301-304)
(fonte da imagem: www.flickr.com/photos/vidadedevidro)

***

Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará. Salmo 37;5.

Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6;33.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Caminhando


"... mas posso dizer, das quedas que eu tive, não foram derrotas: eu caí quando estive a subir!"

(fonte: canção da minha infância cujo autor desconheço)
(fonte da imagem: www.flickr.com/Andre Adeodato/Mendes Jr.)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Agora




O agora é tudo o que existe. Embora vivamos num mundo voltado para o tempo, só podemos viver o momento presente. Aquilo que chamamos de passado é apenas um punhado de outros momentos presentes, recordados ou registrados e experimentados como conhecimento neste presente.

(...) Quanto ao futuro, não existe absolutamente nada definido a respeito dele. Ele se desenvolve a partir de seus pensamentos atuais, inclusive dos habituais aos quais você não presta muita atenção. Você está, neste exato momento, plantando as sementes do seu futuro. Entretanto, como você tem o poder de mudar os seus pensamentos, o futuro é uma série de probabilidades em vez de um destino fixo. Você não é, de forma alguma, uma vítima do passado, nem tampouco do presente. Os hábitos anteriores de pensamentos e comportamento não determinam o seu futuro a não ser que você o permita, e você não precisa fazer isto. Como diz o ditado, colhemos aquilo que semeamos. Seus pensamentos são as sementes, as emoções o fertilizante e a época do plantio é agora.

(...) Não importa quais as limitações que você possa julgar ter, elas só são limitações porque você assim as considera. E enquanto continuar pensando que elas o estão impedindo de fazer o que você deseja realizar, é exatamente isto que elas farão. Se você quiser se libertar da armadilha, não pense nelas como limitações e sim como condições ou fatores que você precisa levar em consideração na sua estratégia para atingir o êxito na sua vida. O que uma outra pessoa pode fazer, você também pode. Talvez você não esteja interessado em fazê-lo com a mesma intensidade, mas você certamente é capaz de realizá-lo no grau que quiser. Se encaradas como condições com as quais você tem que lidar, as limitações deixam de ser barreiras no seu caminho de vida para se tornarem, em vez disso, condições do percurso. Rochosas, escorregadias, sinuosas ou íngremes, elas determinam apenas o que você terá que fazer para chegar ao fim; elas não o impedem de chegar lá. Você mesmo é quem cria os obstáculos ao se sentar e ficar reclamando das condições do percurso em vez de simplesmente avançar. E você tem o potencial para suavizá-lo.

(...) Você (...) é o senhor do seu destino individual. A vivência reflete a crença, e você tem o poder de mudar quaisquer crenças ou opiniões que sejam ineficazes para lhe proporcionar a experiência que você deseja.

(...) Não (...) há resultados instantâneos. Algumas vezes isso até pode acontecer, mas não é a norma. (...) As vivências que criamos tendem a prosseguir por algum tempo, mesmo depois de termos alterado o nosso modo de pensar. Uma outra maneira de dizer isto é que muitas vezes temos de conviver durante algum tempo com os frutos das nossas opiniões passadas. O tempo em que seu efeito perdura depende do período durante o qual alimentamos essas opiniões, de quanta emoção esteve envolvida ou desejo investimos nas novas. (...) Fique ciente deste fato para não se desencorajar antes de alcançar os resultados. Mudar as opiniões realmente altera a experiência, mas em muitos casos você vai precisar de paciência e persistência para levar adiante o processo. (...) As recompensas valem o esforço. Viver com sucesso é uma habilidade e, como qualquer habilidade, é preciso prática para ser dominada.

Serge King

(fonte: Serge King. Imaginação ativa: a arte de curar-se através do poder da mente. Tradução de Claudia Gerpe Duarte. São Paulo, Pensamento, 1992, p.25, 27-28.)
(fonte imagem: www.flickr.com/galeria de Maria Eugênia de Guimarães)

domingo, 12 de outubro de 2008

Nossa Biologia



Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.

A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.

O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia. Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."

Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!

Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!


Deepak Chopra


(fonte:http://www.velhosamigos.com.br/Autores/Deepak/deepak35.html)
(fonte imagem: www.10emtudo.com.br)

If I Can Dream





IF I CAN DREAM
Se eu posso sonhar


THERE MUST BE LIGHTS BURNING BRIGHTER SOMEWHERE
Deve haver luzes que acendem com mais brilho em algum lugar
GOT TO BE BIRDS FLYING HIGHER IN A SKY MORE BLUE
Deve haver pássaros voando mais alto num céu mais azul
IF I CAN DREAM OF A BETTER LAND
Se eu posso sonhar com uma lugar melhor
WHERE ALL MY BROTHERS WALK HAND IN HAND
onde todos meus irmãos caminhem de mãos dadas
TELL ME WHY, OH WHY, OH WHY CAN'T MY DREAM COME TRUE?
Diga-me por quê, oh por que meu sonho não pode se tornar realidade?
OH WHY?
Por quê?

THERE MUST BE PEACE AND UNDERSTANDING SOMETIME
Deverá haver paz e entendimento algum dia
STRONG WINDS OF PROMISE THAT WILL BLOW AWAY
Ventos fortes de promessa que soprarão para bem longe
ALL THE DOUBT AND FEAR
todas as dúvidas e medos
IF I CAN DREAM OF A WARMER SUN
Se eu posso sonhar com um sol mais caloroso
WHERE HOPE KEEPS SHINING ON EVERYONE
onde a esperança continue brilhando sobre cada um
TELL ME WHY, OH WHY, OH WHY WON'T THAT SUN APPEAR
Diga então por quê, oh por que esse sol não aparecerá?

WE'RE LOST IN A CLOUD WITH TOO MUCH RAIN
Estamos perdidos numa nuvem com muita chuva
WE'RE TRAPPED IN A WORLD THAT'S TROUBLED WITH PAIN
Estamos presos num mundo que está atormentado com o sofrimento
BUT AS LONG AS A MAN HAS THE STRENGTH TO DREAM
Mas enquanto um homem tiver força para sonhar
HE CAN REDEEM HIS SOUL AND FLY
Ele pode libertar a sua alma e voar

DEEP IN MY HEART THERE'S A TREMBLING QUESTION
No fundo do meu coração há uma pergunta tremulando
STILL I AM SURE THAT THE ANSWER IS GONNA COME SOMEHOW
Eu tenho certeza que a resposta de alguma forma ainda virá
OUT THERE IN THE DARK, THERE'S A BECKONING CANDLE
Lá fora na escuridão, há uma luz acenando
AND WHILE I CAN THINK, WHILE I CAN TALK
E enquanto eu puder pensar, enquanto eu puder falar
WHILE I CAN STAND, WHILE I CAN WALK
Enquanto eu puder ficar de pé, enquanto eu puder caminhar
WHILE I CAN DREAM,
Enquanto eu puder sonhar
PLEASE LET MY DREAM TRUE, RIGHT NOW
Por favor, permita que o meu sonho se torne realidade, agora mesmo
LET IT COME TRUE RIGHT NOW.
Deixe ele se tornar realidade agora.

(fonte:www.cifras.com.br)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Peregrino



Quando o peregrino adquire o hábito de tentar sempre realizar a ação correta, as suas emoções passam a distorcer cada vez menos a percepção da realidade e ele avança com firmeza montanha acima.

É possível dizer que, enquanto a carreta avança pela estrada, as abóboras - as coisas menores - vão-se acomodando naturalmente. O caminho pode ser estreito e íngreme, mas é sólido. É durável.

Nesta metáfora do aprendizado, o eu inferior é simbolizado pela carreta, e corresponde ao corpo, e pelo touro, símbolo da vontade ou emoção que movimenta a carreta. A emoção deve ser estável, é claro, para que o rumo seja constante. Já o eu superior é simbolizado pelo passageiro da viagem. Ele depende da lealdade do eu inferior para agir e seguir em frente. Em condições adequadas, o eu superior dirige o Touro. Para o animal sábio, a voz do dono é a voz da sua própria consciência.

A viagem montanha acima diz respeito ao aprendizado de uma encarnação. Trata-se da viagem de uma só vida, porque o indivíduo total que trilha o caminho não se repetirá: na próxima encarnação o eu inferior (carreta + touro) será outro. Cada indivíduo humano inclui, pois, todos os elementos desta imagem simbólica. A carreta, o touro, o passageiro, as abóboras (seus registros cármicos ou skandhas), e até o caminho - tudo isso faz parte do ser complexo que constrói e interpreta uma trama de vida sob inspiração do eu superior.

Uma vida humana é uma combinação mais ou menos instável, às vezes tênue, de alguns elementos que são permanentes, ou espirituais, e outros elementos que são provisórios, ou materiais. O aprendizado consiste em transferir o foco de consciência daquilo que é secundário para o que é essencial, e em colocar tudo o que é provisório a serviço do que é eterno. Os testes, obstáculos e solavancos, fazem parte da viagem morro acima.


(fonte: www.filosofiaesotérica. com)
(fonte imagem: www.odimmcmiire22.blogspot.com)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Uma Chama


Uma vela não perde sua chama ou seu calor se com ela acendemos outra.

(fonte imagem: www.flickr.com/photos/julianonobre)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Carma




A fim de se manter centralizado, um homem precisa perceber que tem que lidar sozinho com seu Carma. Depois de algum esforço dentro dessa orientação, ele começa a perceber alguns resultados positivos na vibração inicial que cria e guia sua vida. A maior parte do Carma negativo vem como resultado de se fazer algum tipo de julgamento dos outros. Mesmo que tais pensamentos sejam guardados para nós mesmos, eles ainda controlam a qualidade vibrante do indivíduo, sua aura, sua personalidade, e os efeitos básicos que ele experimenta enquanto tenta criar suas experiências. Tão logo o homem aprenda como ser impessoal com a compreensão compassiva por aquilo que normalmente o ofende, ele se sentirá livre de todas as forças que se opõem ao seu sentimento de alegria, felicidade e satisfação.

Naturalmente isso é mais fácil de dizer do que de se fazer. É um processo que leva muitos anos. Mesmo quando ele começa a se orgulhar de si mesmo por não ser um juiz, então precisa lidar com o fato de que ficou preso outra vez por interiormente julgar quão nobre ele é por não ser crítico num mundo crítico. É uma armadilha muito sutil.

Viver e superar os efeitos do Carma não é um processo fácil. Encontrar a alegria é até mais difícil; envolve a eliminação de relacionamentos pessoais em qualquer nível de consciência com aquilo que não é alegria! Por essa razão, a maior parte da humanidade experimenta a alegria de maneira limitada e apenas em raros momentos. No decorrer de uma vida, esses momentos provavelmente podem ser contados nos dedos.

Existem, entretanto, aqueles indivíduos que se esforçam para serem sinceros consigo mesmos. (...) Eles não julgam a si mesmos nem aos outros. Eles não planejam suas vidas nem evitam planejá-las. Pelo contrário, eles atuam com todo fluxo que Deus lhes deu e através de um senso de gratidão muito profundo aprendem a ver a alegria em todas as coisas.

(...) Se a nossa filosofia é leste ou oeste, se olhamos para flores ou escutamos música, existe harmonia em todas as coisas se olharmos somente para a alegria da vida e formos impessoais com todo o resto.

Imagine que mundo seria este se todos, a partir de suas próprias perspectivas únicas, pudessem fazer isso o tempo todo.


(fonte: Martin Schulman. Roda da Fortuna: Astrologia Cármica III. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo, Ágora, 1988. p. 91-92)
(fonte imagem: www.espiritualismo.hostmach.com.br)

sábado, 4 de outubro de 2008

Let It Be






Let It Be
Beatles


Deixe Estar
Beatles

When I find myself in times of trouble
Mother Mary comes to me
Speaking words of wisdom, let it be.

And in my hour of darkness
She is standing right in front of me
Speaking words of wisdom, let it be.
Let it be, let it be.
Whisper words of wisdom, let it be.

And when the broken hearted people
Living in the world agree,
There will be an answer, let it be.
For though they may be parted
There is still a chance that they will see
There will be an answer, let it be.
Let it be, let it be. yeah
There will be an answer, let it be.

And when the night is cloudy,
There is still a light that shines on me,
Shine on until tomorrow, let it be.
I wake up to the sound of music
Mother Mary comes to me
There will be no sorrow, let it be.
Let it be, let it be.
There will be no sorrow, let it be.
Let it be, let it be,
Whisper words of wisdom, let it be.


Quando me encontro em tempos de dificuldade,
Madre Maria chega até mim
Falando palavras de sabedoria, "deixe estar..."

E na minha hora de trevas,
Ela está parada bem na minha frente
Falando palavras de sabedoria, "deixe estar..."
Deixe estar, deixe estar,
Murmura palavras de sabedoria, "deixe estar..."

E quando as pessoas com coração partido
Vivendo no mundo concordarem,
Haverá uma resposta, deixe estar...
Porque embora possam estar separados,
Ainda existe uma chance que eles perceberão.
Haverá uma resposta, deixe estar...
Deixe estar, deixe estar, sim,
Haverá uma resposta, deixe estar...

E quando a noite está nublada,
Existe ainda uma luz que brilha sobre mim.
Brilha continuamente até amanhã, deixe estar...
Eu desperto para o som da música,
Madre Maria chega até mim
Chega de tristeza, "deixe estar..."
Deixe estar, deixe estar,
Chega de tristeza, deixe estar...
Deixe estar, deixe estar.
Murmura palavras de sabedoria, "deixe estar..."




fonte:http://www.pegue.com/traducao/letras/LetItBe.html

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

I Ching - Hexagrama 25 - WU WANG



I Ching - Hexagrama 25 - WU WANG - Inocência (O Inesperado).

O homem recebeu do céu uma natureza essencialmente boa, para guiá-lo em todos os seus movimentos. Entregando-se a esse princípio divino dentro de si, o homem alcança uma inocência incontaminada. Ela o conduz ao bem com certeza instintiva e livre de intenções ulteriores de recompensa ou vantagem. Essa certeza instintiva traz supremo sucesso e "favorece através da perseverança". Mas nem tudo o que é instintivo é também natural, nesse sentido mais elevado da palavra, mas somente o que é correto, aquilo que corresponde à vontade dos céus. Uma forma de agir instintiva e irrefletida, que não possua retidão, só poderia causar infortúnio. Confúncio comentava a respeito: "Onde irá aquele que se afasta da inocência? A vontade e as bençãos dos céus não acompanham seus atos".

(fonte: I Ching - O Livro das Mutações. Prefácio de C. G. Jung. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm. Tradução à edição brasileira de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo, Pensamento, 1989, p.94-95)

***

Perdemos a inocência se "olhamos para a frente", se "olhamos para trás" ou "olhamos para o lado". Nós olhamos para a frente quando buscamos nos proteger de resultados imaginados em situações presentes e também ao procurarmos meios de desfazer o que fizemos, e de alcançar maior progresso. Olhamos para trás quando nos congratulamos. Inclusive, se nos culpamos (ou culpamos o Destino ou o Sábio) por eventos do passado. Olhamos para o lado se comparamos nossa situação ou ritmo de progresso com os de outras pessoas. Não devemos adotar estas maneiras de agir, mas dar atenção apenas às necessidades do momento.

(...) Este olhar para o lado, para a frente ou para trás, fruto de nosso coração infantil, leva-nos constantemente a medir, desejar, antecipar, esperar e temer. Tal atitude provém do medo do Desconhecido, de dúvidas sobre nós mesmos e o Criativo; leva-nos a criar problemas imaginários e a avaliar situações incorretamente. Faz-nos decidir quanto esforço devemos empenhar para chegar ao sucesso e, portanto, induz a um comprometimento reticente com o bem. Semelhantes avaliações fazem nascer fantasias nas quais as situações são visualizadas de maneira específica, com a intenção de atingir o objetivo. Então, nossos (sentimentos) inferiores exigem que façamos o que eles julgam necessário, a fim de que os eventos marchem naquela direção. Todos estes meios de defesa, estas maquinações e evasivas são o oposto do obtido quando atuamos com inocência. Atuar com inocência é agir com mente clara, pura e vazia, num comprometimento incondicional com o bem. Quando as sombras da dúvida prevalecem, devemos retrair-nos para um estado mental "em branco", dispersando todas as reações negativas à maneira como as coisas parecem acontecer. Para manter a inocência, devemos nos libertar do presente e permitir que as mudanças aconteçam como devem acontecer. Hoje, o estado mental correto é a aceitação; para amanhã, o estado mental correto é a inocência.

(...) Finalmente, a inocência se refere a uma mente não estruturada. Essa mente desestruturada pode, então, enfrentar com equanimidade os bons e os maus eventos. Ela nem se lança entusiasmadamente nas decisões, como não rejeita a experiência, por medo e temor. Ela não busca a proteção de sistemas grandiosos de crença, simplesmente porque eles parecem resolver confortavelmente as ambigüidades. Isto não significa que não tenhamos qualquer ponto de vista. Graças aos ensinamentos do Sábio, acolhemos uma situação turbulenta e abaladora como uma curva no caminho; olhamos para as obstruções como oportunidades para pensar em novos termos. A mente desestruturada indaga, a cada nova experiência: "O que posso aprender disto?" Para essa mente, a vida é um professor. Isenta de negação, a mente não estruturada e inocente permanece independente e livre.

(fonte: Carol K. Anthony. O Guia do I Ching. Tradução de Luísa Ibañez. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990, p.159-162)
(fonte imagem: www.luzdegaia.org)

***

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará. Salmo 37; 3-5.


Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3; 5-6.


Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6;33.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...