terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Agora




O agora é tudo o que existe. Embora vivamos num mundo voltado para o tempo, só podemos viver o momento presente. Aquilo que chamamos de passado é apenas um punhado de outros momentos presentes, recordados ou registrados e experimentados como conhecimento neste presente.

(...) Quanto ao futuro, não existe absolutamente nada definido a respeito dele. Ele se desenvolve a partir de seus pensamentos atuais, inclusive dos habituais aos quais você não presta muita atenção. Você está, neste exato momento, plantando as sementes do seu futuro. Entretanto, como você tem o poder de mudar os seus pensamentos, o futuro é uma série de probabilidades em vez de um destino fixo. Você não é, de forma alguma, uma vítima do passado, nem tampouco do presente. Os hábitos anteriores de pensamentos e comportamento não determinam o seu futuro a não ser que você o permita, e você não precisa fazer isto. Como diz o ditado, colhemos aquilo que semeamos. Seus pensamentos são as sementes, as emoções o fertilizante e a época do plantio é agora.

(...) Não importa quais as limitações que você possa julgar ter, elas só são limitações porque você assim as considera. E enquanto continuar pensando que elas o estão impedindo de fazer o que você deseja realizar, é exatamente isto que elas farão. Se você quiser se libertar da armadilha, não pense nelas como limitações e sim como condições ou fatores que você precisa levar em consideração na sua estratégia para atingir o êxito na sua vida. O que uma outra pessoa pode fazer, você também pode. Talvez você não esteja interessado em fazê-lo com a mesma intensidade, mas você certamente é capaz de realizá-lo no grau que quiser. Se encaradas como condições com as quais você tem que lidar, as limitações deixam de ser barreiras no seu caminho de vida para se tornarem, em vez disso, condições do percurso. Rochosas, escorregadias, sinuosas ou íngremes, elas determinam apenas o que você terá que fazer para chegar ao fim; elas não o impedem de chegar lá. Você mesmo é quem cria os obstáculos ao se sentar e ficar reclamando das condições do percurso em vez de simplesmente avançar. E você tem o potencial para suavizá-lo.

(...) Você (...) é o senhor do seu destino individual. A vivência reflete a crença, e você tem o poder de mudar quaisquer crenças ou opiniões que sejam ineficazes para lhe proporcionar a experiência que você deseja.

(...) Não (...) há resultados instantâneos. Algumas vezes isso até pode acontecer, mas não é a norma. (...) As vivências que criamos tendem a prosseguir por algum tempo, mesmo depois de termos alterado o nosso modo de pensar. Uma outra maneira de dizer isto é que muitas vezes temos de conviver durante algum tempo com os frutos das nossas opiniões passadas. O tempo em que seu efeito perdura depende do período durante o qual alimentamos essas opiniões, de quanta emoção esteve envolvida ou desejo investimos nas novas. (...) Fique ciente deste fato para não se desencorajar antes de alcançar os resultados. Mudar as opiniões realmente altera a experiência, mas em muitos casos você vai precisar de paciência e persistência para levar adiante o processo. (...) As recompensas valem o esforço. Viver com sucesso é uma habilidade e, como qualquer habilidade, é preciso prática para ser dominada.

Serge King

(fonte: Serge King. Imaginação ativa: a arte de curar-se através do poder da mente. Tradução de Claudia Gerpe Duarte. São Paulo, Pensamento, 1992, p.25, 27-28.)
(fonte imagem: www.flickr.com/galeria de Maria Eugênia de Guimarães)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...