sexta-feira, 3 de outubro de 2008

I Ching - Hexagrama 25 - WU WANG



I Ching - Hexagrama 25 - WU WANG - Inocência (O Inesperado).

O homem recebeu do céu uma natureza essencialmente boa, para guiá-lo em todos os seus movimentos. Entregando-se a esse princípio divino dentro de si, o homem alcança uma inocência incontaminada. Ela o conduz ao bem com certeza instintiva e livre de intenções ulteriores de recompensa ou vantagem. Essa certeza instintiva traz supremo sucesso e "favorece através da perseverança". Mas nem tudo o que é instintivo é também natural, nesse sentido mais elevado da palavra, mas somente o que é correto, aquilo que corresponde à vontade dos céus. Uma forma de agir instintiva e irrefletida, que não possua retidão, só poderia causar infortúnio. Confúncio comentava a respeito: "Onde irá aquele que se afasta da inocência? A vontade e as bençãos dos céus não acompanham seus atos".

(fonte: I Ching - O Livro das Mutações. Prefácio de C. G. Jung. Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm. Tradução à edição brasileira de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto. São Paulo, Pensamento, 1989, p.94-95)

***

Perdemos a inocência se "olhamos para a frente", se "olhamos para trás" ou "olhamos para o lado". Nós olhamos para a frente quando buscamos nos proteger de resultados imaginados em situações presentes e também ao procurarmos meios de desfazer o que fizemos, e de alcançar maior progresso. Olhamos para trás quando nos congratulamos. Inclusive, se nos culpamos (ou culpamos o Destino ou o Sábio) por eventos do passado. Olhamos para o lado se comparamos nossa situação ou ritmo de progresso com os de outras pessoas. Não devemos adotar estas maneiras de agir, mas dar atenção apenas às necessidades do momento.

(...) Este olhar para o lado, para a frente ou para trás, fruto de nosso coração infantil, leva-nos constantemente a medir, desejar, antecipar, esperar e temer. Tal atitude provém do medo do Desconhecido, de dúvidas sobre nós mesmos e o Criativo; leva-nos a criar problemas imaginários e a avaliar situações incorretamente. Faz-nos decidir quanto esforço devemos empenhar para chegar ao sucesso e, portanto, induz a um comprometimento reticente com o bem. Semelhantes avaliações fazem nascer fantasias nas quais as situações são visualizadas de maneira específica, com a intenção de atingir o objetivo. Então, nossos (sentimentos) inferiores exigem que façamos o que eles julgam necessário, a fim de que os eventos marchem naquela direção. Todos estes meios de defesa, estas maquinações e evasivas são o oposto do obtido quando atuamos com inocência. Atuar com inocência é agir com mente clara, pura e vazia, num comprometimento incondicional com o bem. Quando as sombras da dúvida prevalecem, devemos retrair-nos para um estado mental "em branco", dispersando todas as reações negativas à maneira como as coisas parecem acontecer. Para manter a inocência, devemos nos libertar do presente e permitir que as mudanças aconteçam como devem acontecer. Hoje, o estado mental correto é a aceitação; para amanhã, o estado mental correto é a inocência.

(...) Finalmente, a inocência se refere a uma mente não estruturada. Essa mente desestruturada pode, então, enfrentar com equanimidade os bons e os maus eventos. Ela nem se lança entusiasmadamente nas decisões, como não rejeita a experiência, por medo e temor. Ela não busca a proteção de sistemas grandiosos de crença, simplesmente porque eles parecem resolver confortavelmente as ambigüidades. Isto não significa que não tenhamos qualquer ponto de vista. Graças aos ensinamentos do Sábio, acolhemos uma situação turbulenta e abaladora como uma curva no caminho; olhamos para as obstruções como oportunidades para pensar em novos termos. A mente desestruturada indaga, a cada nova experiência: "O que posso aprender disto?" Para essa mente, a vida é um professor. Isenta de negação, a mente não estruturada e inocente permanece independente e livre.

(fonte: Carol K. Anthony. O Guia do I Ching. Tradução de Luísa Ibañez. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990, p.159-162)
(fonte imagem: www.luzdegaia.org)

***

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará. Salmo 37; 3-5.


Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3; 5-6.


Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6;33.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...